5.3.07

Cap 6: Perdemos a atriz principal

_ Essa é a nova administradora. Angélica, essa é minha namorada Patrícia. _ Daniel apresentou as duas amigavelmente, tentando transparecer que aquilo ali era um estrito contrato profissional, antes que Patrícia começasse sua crise de ciúme.

_Eu posso servir alguma coisa, te ajudar? _ Angélica perguntou solicita.

_Ah! Você vai ser empregada também? _ Patrícia olhou-a de baixo a cima.

_Eu vou fazer o que for preciso. _ Angélica sorriu e seus olhos procuraram os de Daniel para encontra apoio.

_Será uma semana de adaptação. _ complementou ele. _ Alguém me ligou? _ Perguntou e sentiu um gostinho maravilhoso de poder contar com alguém que fizesse todo o trabalho chato para ele.

_Ligou. Eu deixei todos os recados anotados em cima da sua mesa. Também chegaram o Felipe, o Anderson e a... Me esqueci o nome da japonesa.

_Taieko?_ sorriu._ Eles são da minha companhia de teatro. Vou te mostrar as instalações da casa, que nem tive tempo de apresentar. _ Ele levantou-se e Patrícia segurou seu braço.

_ Onde você vai? Eu não posso ficar aqui sozinha!

_ Aqui tem televisão na sala, mas se quiser ficar no quarto descansando...

_Hunf..._ ela cruzou os braços. _ Tudo bem, eu fico aqui vendo tv.

_ Eu já liguei para sua mãe, ela virá buscá-la para você ficar na casa dela. _ informou Daniel.

_Quê? Você está me expulsando daqui?! Sua empregada pode me ajudar...

_Patrícia?!_ Daniel colocou as mãos na cintura. _A Angélica não será a faxineira, nem a babá. _ Deixou as coisas bem claras. _ A sua mãe não trabalha e tenho certeza que poderá te oferecer muito mais carinho e amor. _ A partir de hoje eu tenho que me dedicar integralmente aos ensaios da peça.

_Ah! É? E pode me dizer que será a atriz principal? _ Falou bravamente, muito irritada por estar sendo colocada em segundo plano em frente de Angélica.

Daniel de repente se tocou do ponto neuvrágico daquele dilema: ela era a atriz principal. Os ensaios efetivos para fechar os detalhes finais começaram naquela semana. Mas e se ela não se recuperasse a tempo? Mesmo que decorasse todos os textos e fizesse todas as passagens sentada, não poderia ser assim na estréia. Muito menos correr o risco de chegar próxima a data e tentar recuperar o tempo perdido ensaiando as pressas uma substituta.

_Quanto tempo vai ter que ficar com esse gesso?_ Daniel perguntou.

_O médico disse que foi grave, um mês. _ Patrícia sabia o que aquilo significava. _ Por favor, não me tire da peça! _ implorou de mãos juntas.

_Olha para mim. _ ele sentou-se ao lado da namorada e passou a mão em seu cabelo._ O teatro já está reservado, os figurinos vão chegar, hoje, e eu não posso atrasar mais um dia. Você pode depois ensaiar conosco para substituir a pessoa que ficar no seu lugar.

_Não! Não! _ ela começou a gritar com as lágrimas nos olhos e ameaçou entre os dentes: _ Se fizer isso comigo, eu termino com você!

_..._ Daniel riu decepcionado. _ Isso aqui não tem nada a ver com a vida pessoal. É um trabalho...

_Você deu o papel principal para mim! Isso é...

_Trabalho! _ Daniel emendou. _ Ou você só está pensando em ficar comigo por causa desse papel?! _ Ele levantou-se enojado, se dar conta daquilo o envergonhava.

_Eu não vou permitir que outra tome o meu lugar! _ Ela gritou e Angélica anunciou que tinha alguém buzinando do lado de fora.

_Sua mãe chegou, vem que vou te levar até o carro. _ Daniel pegou-a no colo e quando retornou a sala tinha a face tensa e grave.

_Tudo pode se ajeitar. _ Angélica que assistiu toda a cena quieta tentou dar-lhe uma injeção de ânimo.

_Temos que pensar friamente nas nossas decisões. E a minha situação agora é muito ruim. Vou ter que conversar com os outros componentes. Vamos lá? _ ele chamou Angélica para acompanhá-lo.

Os dois foram até os fundos da casa, onde havia uma grande área coberta e fechada. Encontraram Taieko e Felipe testando o som.

_ E aí, cara?!_ Felipe chamou Daniel para mais perto. _ Sente esse som!_ ele apertou um botão e começou a tocar a música de funk adultério do Mr. Catra. _ desligou a música e deu uma grande risada. _ É o melô da Catarina.

_É. _ Daniel concordou sem qualquer entusiasmo.

_Que houve?_ Anderson aproximou-se, percebendo que algo não ia bem. Felipe retirou os fones do ouvido e se deu conta de que aquilo tinha cheiro de problemas.

Todos sentaram em um sofá e esperaram que Daniel explicasse o que estava acontecendo.

_Onde está Patrícia?_ Taieko perguntou.

_Ela se machucou correndo, teve que imobilizar o pé e não vai dar tempo de ensaiar com a gente.

_Mas e agora?_ Felipe assustou-se com o imprevisto.

_O que vamos fazer sem ela? Ela faz o papel principal! Daniel e agora?_ Anderson reclamou.

_Estamos perdidos! Não vamos ter tempo de...

Enquanto eles esperavam que a resposta para todos os seus problemas viesse de Daniel, este olhou para Angélica e depois para o chão, pensativo.

_Temos que fazer testes para a substituta. _ anunciou.

_ Do que consiste a peça?_ Angélica perguntou, tentando se colocar melhor a par da situação.

Nenhum comentário: